PARTE 2
Por
que Matiti’YaHW (Mateus) começa
as Boas Novas (Capítulo 1) incluindo nome de 5 mulheres na
genealogia do Ungido?
Por
que ele valoriza estas mulheres, mencionando-as em sua narrativa sobre a
família do Ungido?
- A 1ª Mulher citada na Genealogia. Quem foi Tamar? (MT1:3)
Uma
estrangeira, nora de Y’HW’dah,
quando viúva se disfarçou de prostituta para ter um filho do Sogro, para deixar
descendência ao seu falecido marido.
- A 2ª Mulher citada na Genealogia. Quem foi Rachav? (MT1:5)
Uma
estrangeira cananeia que tinha sido prostituta antes da conversão
- A 3ª Mulher citada na Genealogia. Quem foi Rut? (MT1:5)
Era
uma viúva estrangeira moabita
convertida ao Senhor.
Os moabitas
descendem da relação
incestuosa, sexual
entre Ló e sua filha primogênita: B’reshit
19:30-37.
Dt 23:3
proibia a entrada de moabitas na
assembleia, até a 10ª geração. Interpreta-se filhos de homens moabitas, não
de mulheres moabitas
convertidas ao Eterno.
- A 4ª Mulher citada na Genealogia. Quem foi a mulher de Uri’YaH? (MT1:6)
David
cometeu adultério com ela, Bat-Sheva, que
ficou grávida, e ele mandou matar o marido para encobrir o pecado.
Muitos
gostariam de esconder que na sua família existiram mulheres com este passado,
porém o Ungido não se envergonha de descender delas, pois elas foram mulheres
resgatadas, transformadas pelo Eterno.
- A 5ª Mulher citada na Genealogia. “Miriyam, da qual nasceu YaHW’shua, que é chamado o Mashiach”. (MT1:16)
Por
que Matiti’YaHW começa
as Boas Novas falando do drama que passou uma mulher
por seu noivo está pensando em deixá-la secretamente por duvidar de sua
fidelidade?
Por
que Matiti’YaHW
começa as Boas Novas mostrando um homem que estava
julgando injustamente a fidelidade de uma mulher, e que ele estava errado?
Matiti’YaHW (Mateus) 1
18
Ora, o nascimento de YaHW’shua [ιησους – YaHW’shua/ Y’shua] HaMashiach foi
assim: Estando Miriyam, sua
mãe, desposada [comprometida em noivado – kiddushin =
santificação, separação] com Yosef, antes de se ajuntarem, ela
se achou ter concebido da
Ruach HaKodesh.
19 E
como Yosef, seu
esposo, era justo, e
não a queria difamar, intentou
deixá-la
secretamente [libertá-la].
20 E,
projetando ele isso, eis que em
sonho lhe
apareceu um mensageiro [malach] de
YaHWeH,
dizendo: Yosef, filho
de David, não temas receber a Miriyam, tua
mulher, pois o que nela se
gerou
é da Ruach Ha'Kodesh;
Por que Matiti’YaHW começa
as Boas Novas citando como primeira profecia cumprida,
a profecia referente à mulher, mãe do Ungido?
Matiti’YaHW (Mateus) 1
22 Ora,
tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte de YaHWeH pelo profeta:
23 “Eis que a almah conceberá e dará à luz um filho, o qual
será chamado Imanu'EL” [que é
interpretado como Elohim conosco]*. [*no Hebraico? não consta essa última frase].
“Portanto o mesmo Senhor vos dará um
sinal: Eis que a almah conceberá, e dará à luz um filho, e
chamará o seu nome Imanu EL [עמנו אל].” Yesha’YaHW (Isaías) 7:14
Lucas
continua narrando os fatos, mostrando a dificuldade da mulher de viajar perto
do parto, muitos quilômetros, para o recenseamento, e de encontrar um local
adequado para parir.
Lucas 2
4 Subiu também Yosef, de Galil,
da cidade de Natzeret, à cidade de David, chamada Beit-Lechem [Casa do Pão], porque era
da casa e família de David,
5
a fim de alistar-se com Miriyam, sua esposa, que estava grávida.
7
e teve a seu primeiro filho [primogênito]; envolveu-o em faixas e o
deitou em uma suká [cocho/estábulo], porque não havia lugar para eles na
estalagem [sala dos
hóspedes].
Por
que Lucas destaca que a mulher Miriyam
guardou as palavras dos pastores e meditava sobre elas, mas não diz o mesmo
sobre o homem, Yosef?
Lucas 2
19 Miriyam, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as
em seu coração [procurando-lhes o sentido].
Por
que Lucas destaca que Miriyam
cumpriu o mandamento da purificação, conforme a Torah?
Lucas 2
22 E quando se completaram os
dias da purificação dela, segundo a Torah
de Mosheh,
levaram-no a Yerushalayim, para apresentá-lo a YaHWeH
24 e
para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na Torah
de YaHWeH:
um par de rolas, ou duas pombinhas.
Por
que Lucas destaca que Shimon deu a Miriyam uma palavra
profética,
e não a Yosef que estava com ela?
Lucas 2
33 Enquanto isso, seu
pai e sua mãe se admiravam das coisas que
deles se diziam
34 E
Shimon fez uma b'rachá sobre eles, e disse
a Miriyam, mãe do menino: Eis que este é
posto para queda e para levantamento de muitos em Yisra’EL, e para ser alvo de contradição [um sinal contestado],
35 sim, e uma lança traspassará a tua
própria alma, para que se manifestem os
pensamentos de muitos corações.
Por
que Lucas destaca existir uma mulher, profetiza, em Yisra’EL
naquele tempo?
Lucas 2
36 Havia também uma
profetisa, Hannah, Bat-P'nu'EL, da tribo de Asher. Era já
avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade;
37 e era viúva, de quase oitenta
e quatro anos. Não se afastava do Beit
Ha'Mikdash, servindo a Elohim noite e dia em jejuns
e orações.
38 Chegando ela na
mesma hora, louvava a YaHWeH,
e falava a respeito dele a todos os que esperavam
a redenção de Yerushalayim.
Por
que Lucas registra que Yosef, sua mulher e a criança tiveram que fugir para
outro país, às pressas, para o Egito?
A
dificuldade para uma mulher enfrentar tudo isso.
Por
que Lucas deixa claro que o mensageiro (malach) do
Senhor falava com Yosef
em sonho, mas com
Miriyam era
em visão?
Por
que Lucas registra que foi Miriyam e
não Yosef que questionou ao filho com 12 anos?
E por
que é dito que ela e não Yosef guardava todas estas
coisas em seu coração?
Lucas 2
48 Quando o viram, ficaram maravilhados,
e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim
para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
49 Respondeu-lhes ele: Por que me
procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?
50 Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera.
51 Então, descendo com eles, foi para Natzeret, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração.
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